COPA TELEPAR

COPA TELEPAR

EDIÇÃO 2022

COPA TELEPAR

Pagina di informazioni, reindirizzando al campionato a #

VAI AL CAMPIONATO
Informazioni

A COPA TELEPAR de futebol suíço é um campeonato promovido pela Associação Telepar de Apucarana.

Regole del campionato

DOS OBJETIVOS

Artigo 1º – A COPA TELEPAR de futebol suíço é um campeonato que reúne atletas, técnicos, dirigentes, organizadores e torcedores com o objetivo de promover o coleguismo, a confraternização e a interação destes, proporcionando-lhes a prática de atividades físicas e desportivas amadoras, visando bem estar físico e mental dos seus participantes.

Parágrafo Único – A promoção da Copa Telepar é da Associação Telepar de Apucarana, seus associados, parceiros e colaboradores amigos que de forma voluntária, realizam e executam a copa.

DA FORMA DE DISPUTA

Artigo 2º – A Copa Telepar edição 2022 será disputada em três fases distintas, CLASSIFICATÓRIA, SEMIFINAIS e FINAIS, e terá a participação de 8 equipes, devidamente inscritas de acordo com as regras estabelecidas no presente regulamento.

Artigo 3º – A FASE I, CLASSIFICATÓRIA, será disputada pelas 8 equipes, em chave e turno únicos, sendo que as equipes jogarão entre si, totalizando 07 (sete) rodadas para esta fase.

Parágrafo Único – Ao final da fase CLASSIFICATÓRIA, as 4 melhores equipes classificadas, 1ª a 4ª colocadas, classificar-se-ão para a disputa da FASE II na chave OURO, e as demais equipes restantes, classificadas entre a 5ª e 8ª posições, disputarão a FASE II na chave PRATA.

Artigo 4º – Na FASE II, SEMIFINAIS, as equipes se enfrentarão em partida única, não havendo vantagens, dentro de suas chaves, na forma de cruzamento olímpico, conforme emparceiramentos a seguir:

CHAVE OURO

JOGO A - 2ª COLOCADA X 3ª COLOCADA

JOGO B - 1ª COLOCADA X 4ª COLOCADA

CHAVE PRATA

JOGO C - 6ª COLOCADA X 7ª COLOCADA

JOGO D - 5ª COLOCADA X 8ª COLOCADA

Parágrafo Primeiro – Os jogos desta fase que terminarem empatados, terão cobrança de 03 (três) pênaltis, e ainda se continuarem empatados, cobranças alternadas, até que se conheça os finalistas da disputa para a 3ª fase em cada chave.

Parágrafo Segundo – Não haverá cruzamento entre as chaves Ouro e Prata, ficando estabelecido que haverá a equipe CAMPEÃ da Chave OURO e a equipe CAMPEÃ da Chave PRATA.

Artigo 5º – Na FASE III, FINAIS, as equipes se enfrentarão em partida única, não havendo vantagens entre si, dentro de suas chaves, conforme emparceiramentos a seguir:

CHAVE OURO

3ºLUGAR - Perdedora Jogo B X Perdedora Jogo A

CAMPEÃ - Vencedora Jogo A X Vencedora Jogo B

CHAVE PRATA

3ºLUGAR - Perdedora Jogo C X Perdedora Jogo D

CAMPEÃ - Vencedora Jogo D X Vencedora Jogo C

Parágrafo Único – Nesta fase, ocorrendo o empate, as definições das equipes campeãs e dos 3º lugares, também serão definidas através de cobranças de pênaltis, utilizando-se os mesmos critérios estabelecidos para as semifinais.

PARTIDAS, PONTUAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Artigo 6º – As partidas terão a duração de 60 (sessenta) minutos, divididas em 02 tempos de 30 (trinta) minutos, podendo o árbitro acrescer ao jogo, o tempo que entender necessário para recuperação das paralisações ocorridas durante a partida.

Parágrafo Único – O intervalo será de 10 (dez) minutos, devendo o jogo reiniciar-se nos 02 (dois) minutos seguintes.

Artigo 7º – As partidas serão realizadas nas terças-feiras e quintas-feiras, na sede da Associação Telepar de Apucarana, de acordo com Tabela de Jogos previamente divulgada pela Organização da Copa Telepar edição 2022.

Parágrafo Único – De acordo com o interesse ou necessidade da copa, a organização poderá utilizar outras praças esportivas para a realização dos jogos.

Artigo 8º – Os horários para início das partidas serão os seguintes: 1º jogo da rodada as 19h15m e o 2º jogo da rodada as 20h30m.

Parágrafo Primeiro – Haverá uma tolerância de 15 (quinze) minutos de atraso apenas para o 1º jogo de cada rodada.

Parágrafo Segundo – Se o 1º jogo da rodada for cancelado, adiado ou não venha a ser realizado por qualquer motivo, o horário do 2º jogo será mantido, salvo se as equipes, em comum acordo, e com anuência do árbitro, acordarem o adiantamento do jogo, se assim for o interesse das equipes.

Artigo 9º – Para a realização das partidas, as equipes deverão apresentar em seu início, o número mínimo de 05 (cinco) jogadores, devidamente uniformizados conforme estabelecido neste regulamento. A equipe que não se apresentar sem o número mínimo de atletas e/ou sem uniforme, perderá a partida por WO.

Artigo 10 – As equipes deverão apresentar, na 1ª e 2ª rodadas da copa, os respectivos documentos dos jogadores (originais do RG ou CNH) ao mesário, que ficará de posse destes, para averiguação das idades, identidades e regularidades dos jogadores, ficando inclusive disponíveis para análise da equipe adversária.

Artigo 11 – A partida estará automaticamente encerrada quando uma equipe ficar com menos de 05 (cinco) jogadores em campo, independente do tempo transcorrido e dos motivos que ocasionaram a redução de jogadores da equipe. Neste caso, será declarada vencedora a equipe adversária.

Parágrafo Único – Ocorrendo o encerramento da partida, se a equipe vencedora estiver ganhando o jogo, manter-se-á o placar; se estiver empatando ou perdendo, então o placar da partida será de 1 X 0 (um a zero) em favor da equipe declarada vencedora.

Artigo 12 – Se uma partida for interrompida, por motivos extras campo, como chuva, falta de energia, lesão muito grave de atleta, etc., e esta já transcorreu ¾ (três quartos) do tempo a ser jogado, a partida será considerada encerrada e valerá o placar do momento da interrupção, porém, caso o tempo jogado seja inferior aos três quartos, esta deverá ter seu encerramento programado para outra data e horário a serem definidos pela organização da Copa Telepar.

Artigo 13 – Somente terão condições de jogo para as fases II e III, SEMIFINAIS e FINAIS, os atletas que tenham participado de 50% (cinquenta por cento) dos jogos da FASE I, CLASSIFICATÓRIAS, ou seja, tenham “jogado” ao menos 04 (quatro) partidas dentre as 07 programadas para 1ª fase.

Parágrafo Único – Entende-se como “jogado”, o atleta que apresentar-se ao jogo, devidamente uniformizado e devidamente anotado em súmula, não necessitando que o mesmo participe da partida, ou seja, adentre no campo de jogo.

Artigo 14 – As equipes vencedoras das partidas ganharão 03 (três) pontos, e quando houver empate, cada equipe ganhará 01 (um) ponto na tabela de classificação.

Parágrafo Único – As vitórias declaradas e definidas por WO também terão pontuação de 03 (três) pontos para as equipes vencedoras, e o placar a ser considerado será de 1 a zero.

Artigo 15 – Somente a Organização da Copa Telepar é que terá o poder de transferir, adiar ou cancelar jogos das rodadas antecipadamente, e ao árbitro caberá decidir, momentos antes das partidas, por cancelamentos ou adiamentos de jogos, em caso de chuva ou motivo de força maior, assim julgado por ele.

Artigo 16 – Em caso de igualdade na soma de pontos ganhos entre 02 (duas) ou mais equipes, ao término da FASE I, CLASSIFICATÓRIA, aplicar-se-á, pela ordem e sucessivamente, os seguintes critérios:

I) Se apenas duas equipes empatadas:

• Confronto Direto

II) Se 3 ou mais equipes empatadas:

a) Maior número de vitórias;

b) Defesa menos vazada;

c) Maior número de gols a favor;

d) Menor pontuação de cartões sendo: Cartão Azul = 02 pontos e Cartão Amarelo = 01 ponto;

e) Sorteio

DOS CARTÕES E DAS PUNIÇÕES AOS ATLETAS NAS PARTIDAS

Artigo 17 – Os atletas advertidos com cartões amarelos e azuis, sofrerão as seguintes penalizações:

• a cada 03 (três) cartões amarelos: 01 (uma) partida de suspensão;

• a cada cartão azul: 01 (uma) partida de suspensão.

Parágrafo Primeiro: O jogador que receber o terceiro cartão amarelo na partida em que também tenha recebido o cartão azul, deverá cumprir 02 (duas) partidas de suspensão.

Parágrafo Segundo – O jogador que receber o cartão azul, será excluído da partida, e a equipe poderá substituí-lo no jogo.

Artigo 18 – O jogador que cometer 05 (cinco) faltas na partida, deverá ser substituído do jogo, imediatamente após ao apontamento da 5ª falta.

DA DISCIPLINA DOS ATLETAS E DOS PARTICIPANTES

Artigo 19 – Todo atleta, dirigente, membro ou torcedor das equipes estarão passivos de julgamento de suas ações, atos e infrações, estando estes dentro ou fora de campo. Desta forma, a má conduta não será tolerada em hipótese alguma, independente de contra quem ou se o ato foi praticado antes, durante ou após uma partida, devendo tais infrações serem obrigatoriamente relatadas em súmula pelo árbitro e/ou denunciadas e apontadas pelos organizadores da competição.

Parágrafo Único – Os denunciados e/ou relatados em súmula serão julgados e, se condenados, a Organização da Copa Telepar apresentará a punição aos infratores, que terão direito a recorrer de suas penas, podendo apresentarem defesa por escrito à organização da copa, até 48 horas depois de comunicados.

Artigo 20 – Para manter-se a ordem e a disciplina dos participantes da Copa Telepar, fica estabelecido as seguintes penas, que serão julgadas e determinadas pela organização da copa:

a) Desrespeitar e reclamar por gesto; proferir palavrões e xingamentos; ofender moralmente e ameaçar verbalmente: 01 a 04 jogos de suspensão e/ou eliminação da competição.

b) Praticar vias de fatos contra árbitros ou adversários, ou seja, brigar, agredir ou tentar agredir fisicamente; Promover ou incentivar brigas ou agressões físicas: 04 a 05 jogos de suspensão e/ou eliminação da competição.

c) Assumir no local dos jogos, atitude inconveniente ou contrário a moral, ou ainda, invadir o campo, ameaçando árbitros e atletas, ou provocar qualquer fato que venha a causar a interrupção da partida: 03 jogos de suspensão.

DAS INSCRIÇÕES E DAS TAXAS

Artigo 21 – Para participar da Copa Telepar edição 2022 a equipe deverá:

a) Encaminhar a ficha de inscrição dos jogadores, devendo constar nome completo, apelido, data de nascimento e documento de identificação (RG ou CNH);

b) Pagar a Taxa de Inscrição no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Parágrafo Primeiro – A taxa de inscrição deverá ser paga através de envio de PIX, na chave: 77.658.227/0001-53, até o dia 24/01/2022, ou ainda, pessoalmente, em espécie ao Tesoureiro da Associação Telepar (César – 99962-9922).

Parágrafo Segundo – A taxa de arbitragem será de R$ 60,00 (sessenta reais) por equipe e por jogo, devendo ser paga ao árbitro, momentos antes de cada partida, sob pena de não o fazer, ficar proibida de jogar e perder o jogo por WO.

Artigo 22 – Cada equipe poderá inscrever até 20 (vinte) jogadores nascidos até o ano de 1972, podendo ainda:

a) Inscrever um atleta, dentre os 20, nascido no ano de 1973 (48/49 anos);

b) Inscrever um atleta, dentre os 20, nascido no ano de 1974 (47/48 anos); e

c) Inscrever os goleiros, dentre os 20, cujo nascimento seja até o ano de 1982.

Parágrafo Único – As inscrições de atletas poderão ser feitas até antes do início da segunda rodada da Copa Telepar.

Artigo 23 – Será de cada equipe, a responsabilidade de conferir e certificar-se que as idades de seus atletas estão dentro das idades permitidas e estabelecidas no artigo anterior, não recaindo nenhuma obrigação ou responsabilidade para a Organização da Copa Telepar tal averiguação e análise.

Parágrafo Único – Não será admitida em hipótese alguma, à equipe eximir-se da responsabilidade que trata o caput deste artigo, transferindo possíveis erros de análise ou documentais, ao jogador ou a terceiros, cuja responsabilidade, imputa-se ser única e exclusiva da equipe que o inscreveu.

Artigo 24 – A equipe que utilizar atleta sem estar devidamente inscrito ou em desacordo com o estabelecido no artigo 22 deste regulamento, perderá os pontos das partidas em que o atleta jogou.

Parágrafo Único: Ocorrendo a irregularidade descrita no caput deste artigo, a equipe adversária ganhará os 03 (três) pontos, independente do placar final da partida, no entanto, todos os eventos ocorridos no jogo (gols marcados e sofridos, cartões recebidos e relatos dos árbitros) serão mantidos.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 25 – As equipes deverão disponibilizar uma bola nova, ou em boas condições de uso, que deverá ser entregue ao árbitro e mesário, ficando esta a disposição durante toda a realização da partida.

Artigo 26 – Fica estabelecido que as equipes deverão jogar devidamente uniformizadas com: camisas numeradas, calções e meias longas, da mesma cor, devendo os jogadores usarem tênis de futebol suíço, sendo vedado o uso de chuteiras de travas ou cravas de ferro ou outros calçados que são impróprios para a prática do futebol suíço.

Parágrafo Único – Para fins de troca de uniformes, fica estabelecido que a equipe que estiver do lado “esquerdo da súmula”, será a mandante do jogo, e consequentemente deverá substituir seu uniforme, em caso das equipes apresentarem-se com uniformes iguais, da mesma cor ou que possa confundir e/ou atrapalhar o bom desenvolvimento da partida. A decisão de solicitar a troca do uniforme será de exclusiva responsabilidade do árbitro da partida.

Artigo 27 – As equipes e atletas poderão apresentar sugestões, reclamações, solicitar esclarecimentos, bem como entrar com recursos dos fatos e das decisões que se julgarem prejudicadas, devendo para tal, fazer por escrito até 48 (quarenta e oito) horas após o ocorrido, devendo ser feito unicamente pelo dirigente/representante da equipe prejudicada.

Artigo 28 – A organização da COPA TELEPAR edição 2022, pressupõe que todos atletas participantes, inscritos por suas respectivas equipes por livre iniciativa, encontram-se em perfeitas condições de saúde física e mental, e consequentemente, estão aptos à prática desportiva, na modalidade futebol suíço, não se responsabilizando, a organização, por qualquer acidente e/ou incidente que venham a sofrerem durante o período de competição.

Parágrafo Único – É de inteira responsabilidade dos dirigentes das equipes participantes a exigência, aos seus atletas, de atestado médico para prática esportiva, isentando assim, os organizadores, os promotores e entidades de apoio desta competição de qualquer responsabilidade sobre eventuais acidentes e/ou danos físicos que venham sofrer os atletas.

Artigo 29 – Os casos não previstos e/ou omissos nos artigos deste regulamento; as dúvidas de suas interpretações; e os recursos apresentados pelas equipes, serão julgados pela Organização da Copa Telepar edição 2022.

Artigo 30 – Este regulamento deverá ser cumprido e obedecido por todas as equipes através de seus dirigentes e atletas e pelos Organizadores da Copa Telepar, em todos os seus artigos, regras e normas. Cada equipe receberá uma cópia do presente Regulamento, estando cientes de todo o aqui exposto, não podendo, a qualquer tempo, alegar o seu desconhecimento parcial ou em seu todo.

Apucarana, 18 de janeiro de 2022.

Organização da Copa Telepar edição 2022.

Premi
Primo posto

Troféu e Medalhas - Chaves Ouro e Prata

Secondo posto

Troféu - Chaves Ouro e Prata

Terzo posto

Altro

Artilheiro e Goleiro menos vazado

AFA - SUCESSO - EMPÓRIO PREMIUM

MAXIMUS IMOBILIÁRIA - CMG VIDROS - CLUBE DOS XV

CUNHA CRUZ SENIOR

ESCRITÓRIO IGUAÇU

MOLIPLAST EMBALAGENS

PAIVA JEANS - BERTHOLI IMÓVEIS

TELEPAR

VETERANOS RIO BOM

COPA TELEPAR - Edisinho, Espiga, Rosilda e seu esposo Índio e prefeito João Carlos
COPA TELEPAR - Turma do gole gole se fazendo presente!
COPA TELEPAR - Grandes goleiros, grandes amigos!
COPA TELEPAR - Prestigiando a rodada ....
COPA TELEPAR - Trio Parada Dura kkk
COPA TELEPAR - Everson, Carlito e árbitros Manoel e Bebé...
COPA TELEPAR - Jotão, incansável dirigente de equipes. Merece o respeito de todos sempre!
COPA TELEPAR - Gordinho estreiou na Copa com lindo gol. Parabéns!
COPA TELEPAR - Pense num cara feliz é este Baiano, fez um gol...