TORNEIO DE FUTSAL - DIRESP

TORNEIO DE FUTSAL - DIRESP

TORNEIO DE FUTSAL - DIRESP

Página de información, Redireccionando al campeonato en #

ACCESAR CAMPEONATO
Acerca de

Reglas del Campeonato

REGRA 01 - QUADRA DE JOGO

1.1 Superfície de jogo A quadra de jogo deve ser plana, lisa, livre de asperezas e não ser abrasiva, de preferência de madeira, cimento ou material sintético, de acordo com o regulamento das competições. Não é permitido o uso de superfícies perigosas para jogadores, membros das comissões técnicas e equipe de arbitragem.

1.2 Marcação da quadra de jogo A quadra de jogo será retangular e será marcado com linhas contínuas, não sendo permitidas linhas tracejadas, que não representem perigo ou seja, não sejam escorregadias. Essas linhas integram as zonas que demarcam e devem ser claramente diferenciadas das cores da quadra de jogo.

1.3 Zonas de substituições As zonas de substituições ficam localizadas na linha lateral situadas em frente aos bancos de reservas das equipes.

REGRA 02 - A BOLA

2.1 Características:

A bola é esférica, o invólucro de couro macio ou de outro material aprovado. Deve estar calibrada conforme especificação do fabricante, entre 06 (seis) e 09 (nove) libras. Quando largadas a uma altura de 02 (dois) metros deve subir a uma altura de 50 (cinquenta) a 65 (sessenta e cinco) centímetros.

2.2 Substituição de uma bola danificada ou com defeito Se a bola perder sua condição de jogo durante o transcorrer do jogo, este é interrompido, a bola substituída e adotando-se as seguintes situações:

a) A bola é substituída e o jogo reiniciado com bola ao chão no local onde a mesma perdeu a condição de jogo, salvo se tenha sido interrompido dentro da área penal, ocasião em que a bola ao chão é executada de acordo com a regra 08.

b) O jogo é reiniciado com repetição do tiro, se a bola perder a condição de jogo no exato momento em que é posta em movimento em um tiro livre, tiro penal, tiro lateral, tiro de saída, tiro de canto e arremesso de meta e não tenha tocado nos postes, travessão ou em um jogador e nem tenha sido cometida uma infração.

c) Se a bola perder sua condição de jogo no momento que não esteja em jogo, a bola é substituída e o jogo reiniciado normalmente. d) A bola não pode ser substituída durante o jogo sem autorização de um dos árbitros.

e) O local destinado ao cronometrista deve contar com bolas de reserva em número suficiente e em plenas condições de serem utilizadas.

2.3 Segunda bola na quadra de jogo No caso de uma segunda bola entrar na quadra enquanto a bola estiver em jogo, os oficiais devem interromper o jogo apenas se a segunda bola interferir no jogo. Será reiniciado com uma bola ao chão no local em que a bola estava quando o jogo foi interrompido, a menos que tenha sido interrompido na área penal e nesse caso, um dos árbitros dará bola ao chão na frente do goleiro.

Se uma segunda bola entrar na quadra de jogo enquanto a bola estiver em movimento e não interferir no jogo, os árbitros permitirão que o jogo continue e solicitarão que a bola extra seja removida o mais rápido possível.

REGRA 03 – OS JOGADORES

3.1 Número de jogadores O jogo é disputado entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo 05 (cinco) jogadores, um dos quais é o goleiro. O jogo não será iniciado ou continuado se uma ou ambas as equipes tiverem menos de 03 (três) jogadores. Em todos os jogos os jogadores e membros das comissões técnicas, que forem relacionados em súmula, antes do início do jogo, podem chegar a qualquer momento apresentar seu documento e participar do mesmo. Os jogadores e membros das comissões técnicas, que não forem relacionados antes do início do jogo, não podem participar do jogo; Não permitir nenhuma pessoa no banco de reservas que não esteja relacionado em súmula.

3.2 Número de substituições e substitutos Um número ilimitado de substituições será permitido durante o jogo.

3.3 Procedimento de substituição

As substituições podem ser realizadas a qualquer momento, independentemente se a bola estar em jogo ou não, exceto durante um tempo técnico. Para substituir um jogador, devem ser observadas as seguintes condições ou disposições:

a) O jogador deve sair da quadra de jogo pela zona de substituição de sua própria equipe, salvo nos casos excepcionais previstos na regra;

b) O jogador a ser substituído não precisa da autorização de nenhum dos árbitros para sair da quadra de jogo;

c) Os árbitros não precisam autorizar a entrada do jogador substituto;

d) O jogador substituto não pode entrar na quadra de jogo até que o jogador a ser substituído abandone a quadra de jogo;

e) O substituto deve entrar na quadra de jogo através da zona de substituição de sua própria equipe;

f) Uma substituição completa-se quando um substituto entra na quadra de jogo pela zona de substituição de sua própria equipe, após entregar seu colete nas mãos do jogador substituído, exceto se este tiver que sair da quadra de jogo por outro local autorizado por um dos árbitros, devendo neste caso entregar o colete ao 3º árbitro/anotador ou a um membro da comissão técnica;

g) Neste momento o substituto passa ser jogador e o substituído passa ser reserva;

h) Em certas circunstâncias, o substituto pode ter sua entrada negada, por estar com o seu uniforme ou equipamento em desacordo com as disposições da regra ou regulamento;

i) O jogador reserva que não completou o procedimento de substituição corretamente não pode reiniciar o jogo com tiro lateral, tiro penal, tiro livre, tiro de canto, arremesso de meta, etc. Ou executar qualquer cobrança antes de entrar na quadra;

j) O jogador substituído pode voltar a participar do jogo;

k) Todos os jogadores reservas estão submetidos à autoridade e jurisdição dos árbitros, independente de terem participado ou não do jogo;

l) Os árbitros devem coibir as substituições feitas tentando ludibriar a própria arbitragem e a equipe adversária.

Caso aconteça deve aplicar cartão amarelo ao infrator e reiniciar o jogo com tiro livre indireto se a bola estiver em jogo a favor da equipe adversária. Em todos os casos sempre deve ser aplicada a lei da vantagem;

3.4 Aquecimento

Podem permanecer em aquecimento no máximo 05 (cinco) jogadores reservas por equipe ao mesmo tempo.

3.5 Substituição do goleiro

a) Qualquer jogador reserva pode substituir o goleiro, sem a necessidade de avisar os árbitros e sem que o jogo esteja paralisado;

b) Qualquer jogador de quadra pode trocar de posição com o goleiro. Quando isso ocorrer, deve ser no momento em que o jogo está paralisado e deve avisar previamente os árbitros, devendo usar uma camisa com o mesmo número que foi relacionado e da mesma cor dos goleiros de sua equipe;

c) Quando o jogador entrar como goleiro linha de maneira irregular ou com a camisa diferente dos goleiros de sua equipe, os árbitros paralisam o jogo, retiram o goleiro linha da quadra e penalizam com cartão fora da quadra de jogo.

O reinicio do jogo é de acordo com a regra e sempre observando a lei da vantagem.

3.6 Infrações e sanções

Se um jogador substituto entra na quadra de jogo antes que o jogador substituído tenha saído ou em uma substituição, um substituto entra na quadra de jogo por um local que não seja a zona de substituição de sua própria equipe ou jogador que será substituído sair da quadra de jogo fora da zona de substituição de sua equipe sem autorização da arbitragem, o árbitro adota o seguinte procedimento:

a) Paralisa o jogo imediatamente, mas observando a lei da vantagem;

b) Um dos árbitros paralisa o jogo, determina a saída do jogador que não cumpriu corretamente o procedimento de substituição, pune com cartão amarelo fora da quadra e autoriza o procedimento correto;

c) Um dos árbitros aplica o cartão amarelo ao jogador substituto por comportamento antidesportivo se a sua equipe jogar com superioridade, ou por não seguir o procedimento de substituição se a substituição não foi feita corretamente; Se os árbitros interromperem o jogo, devem iniciar com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária do local onde a bola se encontrava no momento da interrupção. Se este substituto ou sua equipe cometer outra infração, o jogo será reiniciado de acordo com a regra. Se em uma substituição, o jogador substituído deixar a quadra de jogo por motivos não justificados na regra, por um local que não seja a zona de substituição de sua própria equipe, os árbitros interrompem o jogo, observando a lei da vantagem, e desfazem a substituição, penalizam o jogador infrator com cartão amarelo e autorizam o procedimento de substituição de maneira correta. Se os árbitros interrompem o jogo, este é reiniciado com um tiro livre indireto em favor da equipe adversária.

No caso de qualquer outra infração desta regra:

a) Os jogadores são advertidos com cartão amarelo;

b) O jogo é reiniciado com um tiro livre indireto em favor da equipe adversária. Em casos específicos, o jogo será reiniciado de acordo com o que é estabelecido na regra. Se um jogador que esteja fora da quadra de jogo com a autorização de um dos árbitros, e não tenha sido substituído, volta a entrar na quadra de jogo sem a autorização de um dos árbitros, ou do 3º árbitro e, além disso, comete outra infração punível com cartão amarelo, este jogador deve ser expulso por acumular cartões amarelos, por exemplo após retornar segurar o jogador adversário ou calçar esse jogador de forma temerária. Porém se essa situação acontecer com o emprego de força excessiva, o jogador é expulso diretamente.

c) Um dos árbitros aplica o cartão amarelo ao jogador substituto por comportamento antidesportivo se a sua equipe jogar com superioridade, ou por não seguir o procedimento de substituição se a substituição não foi feita corretamente; Se os árbitros interromperem o jogo, devem iniciar com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária do local onde a bola se encontrava no momento da interrupção.

Se este substituto ou sua equipe cometer outra infração, o jogo será reiniciado de acordo com a regra. Se em uma substituição, o jogador substituído deixar a quadra de jogo por motivos não justificados na regra, por um local que não seja a zona de substituição de sua própria equipe, os árbitros interrompem o jogo, observando a lei da vantagem, e desfazem a substituição, penalizam o jogador infrator com cartão amarelo e autorizam o procedimento de substituição de maneira correta.

Se os árbitros interrompem o jogo, este é reiniciado com um tiro livre indireto em favor da equipe adversária.

No caso de qualquer outra infração desta regra:

a) Os jogadores são advertidos com cartão amarelo;

b) O jogo é reiniciado com um tiro livre indireto em favor da equipe adversária. Em casos específicos, o jogo será reiniciado de acordo com o que é estabelecido na regra.

Se um jogador que esteja fora da quadra de jogo com a autorização de um dos árbitros, e não tenha sido substituído, volta a entrar na quadra de jogo sem a autorização de um dos árbitros, ou do 3º árbitro e, além disso, comete outra infração punível com cartão amarelo, este jogador deve ser expulso por acumular cartões amarelos, por exemplo após retornar segurar o jogador adversário ou calçar esse jogador de forma temerária. Porém se essa situação acontecer com o emprego de força excessiva, o jogador é expulso diretamente.

3.7 Jogadores de quadra e suplentes expulsos

Se um jogador for expulso:

a) Antes de ser relacionado em súmula ele não pode mais ser relacionado;

b) Após ter sido relacionado em súmula antes do início do jogo, se estava relacionado para sair jogando, ele pode ser substituído por um jogador reserva, mas não pode ser substituído em súmula.

3.8 Gol marcado com uma pessoa estranha na quadra de jogo

Se a bola entrar na meta com a presença de uma pessoa estranha e a mesma não impedir um jogador da equipe defensora de jogar a bola, o gol será válido se a bola entrar na meta, mesmo que entre em contato com a bola, a menos que a interferência tenha sido causada pela equipe atacante.

Se depois que for marcado um gol e o jogo é reiniciado, os árbitros percebem que havia uma pessoa estranha na quadra de jogo quando o gol foi marcado, este gol não pode ser anulado.

Se a pessoa estranha ainda estiver na quadra de jogo, o árbitro deve:

a) Interromper o jogo;

b) Determinar a saída da quadra da pessoa estranha;

c) Reiniciar o jogo com bola ao chão ou um tiro livre conforme o caso.

3.9 Capitão da equipe

Cada equipe tem um jogador com a função de capitão, este não desfruta de nenhuma concessão ou privilégio especial dos demais jogadores, mas ele terá um certo grau de responsabilidade em relação ao comportamento de sua equipe, antes, durante e após o jogo. Dirigir-se ao árbitro buscando interpretação ou informação essencial, quando necessário, desde que o faça com respeito e cortesia. Identificar-se como capitão da equipe através do uso de uma braçadeira colocada em um dos braços e, cabe-lhe determinar o novo capitão, entregando-lhe a referida braçadeira, quando for expulso, tiver que deixar a quadra por uma contusão grave, ou qualquer outro motivo. O capitão da equipe não necessita estar na quadra de jogo para o início do jogo. Não é permitido o uso da braçadeira com esparadrapo, fitas, etc...

REGRA 04

4.1 Cores do uniforme

a) As duas equipes devem usar uniformes diferentes entre si e dos árbitros;

b) Os goleiros devem usar as camisas de cores diferentes dos jogadores de linha de sua equipe, da equipe adversária e dos goleiros adversários;

c) As camisas dos goleiros da mesma equipe devem ser iguais e da mesma cor;

REGRA 05 – OS ÁRBITROS

5.1 Autoridade dos árbitros

Os jogos são controlados por dois árbitros, árbitro principal e árbitro auxiliar, que terão plenos poderes para fazer cumprir as Regras de Jogo de Futsal.

5.2 Decisões dos árbitros

As decisões da arbitragem com relação aos fatos e ações que ocorrem no jogo, incluindo a validação ou não de um gol ou o resultado final de um jogo é definitivo.

REGRA 07 - DURAÇÃO DOS JOGOS

7.1 Períodos de jogo

O tempo de duração de um jogo é cronometrado, em um período de 10 minutos corridos em 2 (dois) tempos com intervalo de 2 min.

7.2 Tempo técnico

Cada equipe tem direito a um minuto de intervalo para o tempo técnico.

7.3 Decisão por penalidades máximas

A disputa em cobrança de penalidades ocorrerá ao final de um jogo que tenha que ser definido um vencedor de acordo com o regulamento da competição. O desempate por pênaltis não faz parte do jogo para fins estatísticos.

Procedimento Antes do início das cobranças das penalidades

1. O árbitro principal escolhe a meta onde serão executadas as cobranças considerando o estado da quadra, a segurança, iluminação, câmeras de televisão, etc.... 2. O árbitro principal faz um sorteio com os dois capitães das equipes através de uma moeda, o vencedor escolhe se vai cobrar ou defender primeiro os tiros penais;

3. Todos os jogadores relacionados em súmula podem participar das cobranças, exceto os jogadores que foram expulsos ou lesionados durante o jogo ou prorrogação;

4. Cada equipe é responsável por selecionar os seus jogadores e a ordem que irão executar as cobranças.

Não é necessário informar aos árbitros a ordem das cobranças.

5. As cobranças serão um contra um, ou seja, será vitorioso o time que o batedor fizer o gol e outro batedor não marcar o gol e vice-versa.

Durante a execução das cobranças das penalidades

1) Apenas os jogadores que vão participar das cobranças e equipe de arbitragem, podem permanecer dentro da quadra. Os membros da comissão técnica devem permanecer junto aos seus bancos de reservas, o mesmo acontecendo com os jogadores que não vão cobrar as penalidades.

O 3º árbitro/anotador, ou o árbitro assistente de reserva quando houver, controlam esta parte da quadra e mais os jogadores que ali se encontram.

REGRA 08 – TIROS LIVRES

8.1 Tipos de tiros livres Um tiro livre direto ou indireto será concedido à equipe adversária se um jogador titular, reserva ou expulso, ou membro da comissão técnica que cometer alguma infração.

A contagem dos 04 (quatro) segundos deve ser claramente indicada de maneira pública e visível para todas as pessoas envolvidas, por um dos árbitros no momento da execução dos tiros livres direto e indireto.

REGRA 09 – CLASSIFICAÇÃO PARA 2ª FASEREGRA 09 – CLASSIFICAÇÃO PARA 2ª FASE

9.1 – Será classificação os 8 (oito) melhores classificados. Caso haja empate nos critérios entre de desempate previsto no aplicativo Copa Fácil será feito uma disputa de pênaltis entre o oitavo e nono time.

9.2 – Caso o jogo termine em empate no tempo normal, será feita a disputa de pênaltis para declarar o vencedor da partida.

REGRA 10- CRITÉRIOS DE DESEMPATE.

10.1 – Pontos, Vitórias, Saldo de gols, Gols pró, Gols sofridos, Confronto direto, Aproveitamento, W.O e Cartões.

Premios
1er puesto

Trofeu + medalhas (Sintético ao Ouro)

2º puesto

Trofeu + medalhas (Sintético a Prata)

3º puesto

Trofeu + medalhas (Sintético ao Bronze)

Otros

BPGD

BEPI

BOPE

CIPCÃES

BPRV

BPCHOQUE

BPRP

RPMON

CIATUR

CIPOMA

BPTRAN

1º BIESP

2º BIESP

CIPMOTO