Página de información, Redireccionando al campeonato en #
ACCESAR CAMPEONATO
JOGOS INTERNOS DA ESCOLA SESI PLANALTO
REGULAMENTO GERAL
I – Objetivos
Artigo 1º - Promover a integração entre os participantes dentro de um ambiente lúdico e pedagógico, estimulando o convívio social entre os participantes.
II – Inscrição
Artigo 2º - Todos alunos das turmas de 6º ao 9º devidamente matriculados na escola SESI Planalto poderão ser inscritos nos jogos Internos 2019.
Artigo 3º - Para efetivação da matricula os alunos deverão preencher a ficha de inscrição por modalidade.
Inciso 1º - Cada aluno poderá se inscrever em 01 (uma) modalidade coletiva e 01 (uma) individual.
Inciso 2º - A taxa de inscrição será no valor de R$ 25,00 (Vinte e Cinco Reais), para custeio do evento.
Inciso 3º- As inscrições serão validadas após o recolhimento da taxa de inscrição e a entrega da ficha devidamente preenchida e assinada pelos pais ou responsável pelo aluno.
Inciso 4º- Cada aluno receberá uma camiseta oficial do evento, após a homologação de sua inscrição pela Coordenação Escolar. Esta camiseta será entregue em data a ser definida pela Coordenação Escolar, antes da realização do evento.
Inciso 5º - Cada turma poderá inscrever 01 (uma) equipe coletiva de futsal masculino, voleibol misto e queimada misto e 03 (três) alunos (as) por sala nas modalidades individuais de xadrez masculino e feminino, tênis de mesa masculino e feminino e Pebolim masculino e feminino.
III – Das modalidades
Artigo 4º - As modalidades serão:
a) Futsal masculino;
b) Queimada (misto);
c) Voleibol (misto).
d) Xadrez
e) Tênis de mesa
f) Pebolim
IV - Da competição
Artigo 5º - As equipes serão formadas por alunos das turmas 6º (T 001, T002, T003, T004, T005) anos vespertino, 7º ano (T 001, T002, T003, T004, T005, T006), 8º (T 001, T002, T003, T004, T005, T006) , 9º (T 001, T002, T003, T004, T005, T006), onde as equipes (turmas) se confrontarão por série. As equipes serão identificadas por cores (T 001 – Vermelha, T 002 – Amarela, T 003 – Azul, T 004 - Verde, T 005 - Laranja e T 006 - Preta)
Artigo 6º - Abertura oficial dos Jogos será no dia 04/10/2019 de acordo com o cronograma abaixo:
ANOS
HORÁRIO
RESPONSÁVEL
LOCAL
6º e 7º Vespertino
14h00
Michelle / Jullyanna
Ginásio
7º Matutino
07h30
Jaime / Jullyanna
Ginásio
8º Matutino
09h00
Jaime / Jullyanna
Ginásio
9º Matutino
10h30
Jaime / Jullyanna
Ginásio
Inciso 1º -. As equipes serão representadas por 20 atletas de cada cor em quadra, onde participarão de todo o protocolo de abertura (apresentação dos atletas, desfile da tocha olímpica do JIESP, juramento dos atletas, apresentação artistica e pronunciamento de abertura oficial pelo Diretor Rogério Viana). Os demais alunos participarão na torcida motivando suas equipes.
Inciso 2º - Para cada ciclo de abertura teremos uma apresentação especial dos alunos que serão definidas pela Comissão organizadora.
Inciso 3º - É obrigatório a participação de todos, contanto pontos na classificação geral por presença de alunos.
Artigo 7º - Os jogos serão realizados no período de 07 a 11 de outubro do corrente ano dentro do cronograma de atividades do período matutino e vespertino (conforme cronograma de jogos anexo II);
Artigo 8º - Os jogos de futsal serão disputados em dois tempos de 10 minutos com 3 minutos de intervalo para hidratação das equipes. As regras serão aplicadas de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, adequando as exigências motoras e cognitivas dos alunos participantes. Para as disputas serão disponibilizadas camisetas com cores contratantes e identificação numérica no braço.
Inciso 1º - Em caso de empate nas disputas eliminatórias, deverá ser decidido nos pênaltis. Será efetuado 03 cobranças de forma alternada. Caso permaneça empatado será cobrado de forma alternada até a definição de um vencedor.
Inciso 2º - Cada atleta deverá obrigatoriamente jogar cinco minutos seguidos sem ser substituído. Caso a equipe não observe este inciso será considerada perdedora da partida.
Inciso 3º - Cada equipe será formada por no máximo 12 alunos;
Artigo 9º - A queimada mista será regida por regras especificas descritas abaixo:
a) Cada equipe será formada por 12 alunos (meninos e meninas) distribuídos por idade e gênero;
b) Na falta de alunos para completar os 12 integrantes, a equipe será penalizada com vidas até completar este quantitativo máximo de 12 alunos;
c) Cada partida terá uma duração máxima de 20 minutos corridos. Vencerá a partida a equipe que estiver maior número de jogadores sem ser carimbado;
d) A área de jogo será marcada dentro das dimensões de 10 m de comprimento por 6 metros de largura e a área de livre será o fundo da quadra e as laterais até a linha demarcatória do centro de quadra (anexo I);
e) O jogador carimbado poderá transitar por toda área livre descrito no item “d”;
f) Cada equipe poderá no inicio da partida definir um jogador na função de “reserva” que ficará na área livre (item “d”) no apoio de passe e arremessos. Este jogador só poderá retornar para a quadra de jogo após o primeiro jogador de sua equipe for carimbado ou conforme estratégia de sua equipe.
g) Se ao final do tempo regulamentar (20 minutos) as equipes estiverem empatadas o jogo prosseguira até uma das equipes consiga carimbar e provocar o desequilíbrio no número de jogadores carimbados;
h) Será validada como carimbada:
• Quando a bola tocar no seu corpo (tronco, perna e braço) e cair no chão;
• Quando a bola tocar no seu corpo (tronco, perna e braço) e tocar em outro jogador da mesma equipe antes de tocar ao solo e posteriormente tocar ao solo será considerado dupla carimbada.
i) Não serão validadas carimbadas quando:
• A bola tocar no rosto;
• A bola tocar no chão antes de tocar no corpo do oponente;
• Quando tocar pé do adversário;
• Quando tocar no oponente e o mesmo segurar a bola antes que está toque no chão;
• Quando tocar no oponente e em outro jogador oponente ou da mesma equipe e segurar a bola antes que está toque no chão;
• Quando a bola for arremessada fora das delimitações de seu espaço (item “d”). Não será considerada meia lua.
Artigo 10º - Os jogos de voleibol misto serão disputados em melhor de dois sets vencedores de 25 pontos sem vantagem. As regras serão aplicadas de acordo com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), adequando as exigências motoras e cognitivas dos alunos participantes. Para as disputas serão disponibilizadas camisetas com cores contratantes e identificação numérica no braço.
Inciso 1º - Cada atleta deverá obrigatoriamente jogar rodizio completo (posição 1, 2, 3, 4, 5 e 6) sem ser substituído. Caso a equipe não observe este inciso será considerada perdedora da partida.
Inciso 2º - A equipe será formada por 12 atletas, sendo seis masculino e seis feminino, sendo obrigatório a presença de três meninos e três meninas na quadra. Não será permitida mais de três meninos em quadra.
Artigo 11º - Os jogos de xadrez serão disputados dentro da regra oficial de xadrez. Um jogo terá o tempo máximo de 20 minutos por partida. Se ao final do tempo não houver um vencedor, será declarado vencedor o jogador(a) com menos peças na mesa. As peças serão pontuadas pela sua importância no jogo (peão: 01 ponto, cavalo e bispo: 03 pontos, Torre: 07 pontos e rainha: 10 pontos). Na contagem somarão os pontos por peça para apuração do vencedor. Cada sala poderá inscrever 06 atletas, sendo 03 atletas do naipe masculino e 03 atletas do naipe feminino.
Segue abaixo as regras básicas do jogo:
1. Se toco uma peça tenho que movê-la (peça tocada, peça jogada)
2. Ao colocar o tabuleiro, o canto direito deve ser branco.
3. A Dama branca começa na casa branca e a Dama preta, na casa preta.
4. O Peão pode ser promovido: para Dama, Torre, Cavalo e Bispo.
5. A única peça que não pode voltar é o Peão.
6. O Cavalo é o único que pode pular.
7. O Peão pode capturar “em passant” (de passagem), no mesmo instante em que o Peão inimigo avançou duas casas. Mais tarde não será possível fazer esta captura.
8. Não será possível fazer o roque se o Rei tiver se movido.
9. Não se pode fazer o roque se o Rei estiver em xeque.
10. Não se pode fazer o roque se o Rei, ao movimentar-se, vai passar por uma casa ameaçada.
11. Si acontecem 50 jogadas seguidas de cada jogador e os Peões não forem movidos ou forem feitas capturas, a partida está empatada.
12. É empate se a mesma posição repete-se 3 vezes.
13. Configura-se o empate caso se demonstre que um dos jogadores vai dar xeque-perpétuo.
Artigo 12º - Na modalidade de Tênis de mesa, observarão as seguintes regras:
a) Cada sala poderá inscrever 6 atletas, sendo 3 por naipe (masculino e feminino).
b) As partidas são disputadas individualmente até 11 pontos em 3 sets vencedores. Se ambos os atletas marcarem 10 pontos, vencerá aquele que marcar posteriormente 2 pontos a mais de diferença.
c) Cada atleta deverá trazer a sua própria raquete e estar com roupas e calçados apropriados para as disputas. O SESI fornecerá raquete para os alunos que solicitarem, no entanto não poderá alegar desvantagem em função da utilização da raquete do SESI.
Artigo 13º - Os jogos de Pebolim observarão as seguintes regras:
JOGO = vence o time que marcar 05 gols primeiro.
1 - INÍCIO DE JOGO
Decide-se no par-ou-ímpar quem sai com a bola ou escolhe o lado da mesa.
2 – SERVIÇO DE BOLA
A bola pode ser lançada pelo buraco lateral da mesa com efeito ou não, também pode ser colocada com a mão no boneco central da barra de meio campo e inicia o jogo assim que tiver certeza que o time oposto está pronto para jogar.
3 – PONTO MARCADO
O time que sofreu um gol, sai com a bola no meio de campo no jogador central da barra de 5, obedecendo a Regra 2 (serviço de bola)
Uma bola que entra e sai do gol, conta como gol normal.
4 – BOLA MORTA
Quando a bola parar fora do alcance dos jogadores, deve ser colocada com a mão, na defesa que estiver mais próxima. Se a bola parar no meio de campo, sai com o time que tiver menos pontos (Regra 2).
5 - BOLA FORA
Se a bola sair da mesa, o time que serviu a bola pela última vez, serve novamente, sempre obedecendo a Regra 2.
6 - TROCA DE POSIÇÃO DOS JOGADORES
Os parceiros podem trocar de posição quantas vezes quiserem entre um gol e outro, ou entre partidas.
O QUE NÃO SE DEVE FAZER DURANTE UMA PARTIDA DE PEBOLIM:
1 - GIRAR AS BARRAS
É proibido girar as barras mais do que 1 volta completa, também conhecido como “ventilador”, ou “roletada”.
Um giro ilegal é definido quando o boneco der uma volta superior a 360º antes ou depois de tocar a bola.
2 – BATER, SACUDIR OU LEVANTAR A MESA
Qualquer movimento que dificulte ou atrapalhe o controle ou uma jogada do adversário deverá ser punido como falta.
3 - INVASÃO A AREA DE JOGO
Não se deve colocar a mão dentro da área de jogo enquanto a bola estiver em movimento. Uma bola girando em seu próprio eixo é considerada bola viva e não deve ser tocada até que pare completamente.
4 – DISTRAÇÃO
Qualquer forma utilizada para distrair o oponente a fim de marcar um gol, exemplo: bater a barra do meio (sem bola) afim de obter um movimento de reflexo da defesa oposta para marcar um gol.
5 – ATRASO
Não se deve demorar mais do que 20 segundos com a bola em sua posse, ou ficar "enrolando" para irritar o adversário.
FALTAS E PUNIÇÕES
O desrespeito a qualquer uma das regras acima, deve ser punido da seguinte forma:
1ª Violação - Aviso verbal, sem punição.
2ª Violação - Perda de posse de bola para o time oponente.
3ª Violação - Punição com perda de 1 gol.
Artigo 14º - Será realizado o congresso técnico no dia 02/10/2019 ás 09h com um representante de cada turma para alinhamento de informações (regras, tabelas e orientações da coordenação escolar).
Artigo 15º - Para identificação dos jogadores em quadra serão utilizados a numeração no braço marcado com pincel atômico no braço ou na manga da camiseta.
Artigo 16º - No futsal não será permitido jogar com chuteiras, sapato ou sandalhas. Os alunos poderão jogar descalce se optarem.
VI – Da premiação
Artigo 17º - A premiação será concedida a turma que obter a maior somatória geral de pontos por modalidades/provas conforme quadra abaixo:
ORDEM
MODALIDADE / PROVA
PONTOS
01
FUTSAL MASCULINO – 1º LUGAR
300
02
FUTSAL MASCULINO – 2º LUGAR
200
03
VOLEIBOL MISTO – 1º LUGAR
300
04
VOLEIBOL MISTO – 2º LUGAR
200
05
QUEIMADA MISTO – 1º LUGAR
300
06
QUEIMADA MISTO – 2º LUGAR
200
07
XADREZ MASCULINO E FEMININO – 1º LUGAR
150
08
XADREZ MASCULINO E FEMININO – 2º LUGAR
100
09
TÊNIS DE MESA MASCULINO E FEMININO – 1º LUGAR
150
10
TÊNIS DE MESA MASCULINO E FEMININO – 2º LUGAR
100
11
PEBOLIM MASCULINO E FEMININO – 1º LUGAR
150
12
PEBOLIM MASCULINO E FEMININO – 2º LUGAR
100
13
CAMPANHA DE ARRECAÇÃO DE ALIMENTOS
1 PONTO POR KG/L
14
PARTICIPAÇÃO NA ABERTURA OFICIAL
1 PONTO POR ALUNO PRESENTE
14
TURMA COM MAIOR Nº DE INSCRIÇÕES NOS JOGOS
500 – 100% de participação
15
CAMPANHA DE ARRECAÇÃO DE ÓLEO DE CONZINHA UTILIZADO
1 PONTO POR L
Inciso 1º - A premiação será para a sala atingir a maior somatória de pontos em todas as modalidades / provas (ver quadro de premiação);
Inciso 2º - As disputas serão de acordo com a distribuição dos grupos -Grupo A (6º anos e 7º ano vespertino), Grupo B (7º anos matutino), Grupo C (8º anos matutino) e Grupo D (9º anos matutino). Para cada grupo será definido uma sala campeã (maior pontuação geral) que receberá medalhas para todos os alunos.
VII – Das disposições gerais
Artigo 18º - Todos alunos participantes serão conhecedores deste regulamento e deverão cumprir rigorosamente as normas descritas neste documento.
Artigo 19º - Não serão permitidas nenhum ato de agressão verbal ou física durante a realização deste evento. Os alunos que descumprir este artigo serão encaminhados para a Coordenação Pedagógica / turno para que possa tomar as medidas disciplinares cabíveis. Essas medidas não impedem a exclusão sumária deste aluno(s) nos jogos caso evidenciado atos de agressão física ou verbal mútua durante a realização deste evento esportivo.
Artigo 20º - Toda divulgação do evento será desenvolvida nas redes sociais @sesiplanalto #JIESP2019, via aplicativo Copa Fácil / JIESP 2019, grupos internos de whatsApp e murais de divulgação previamente definidos.
JOGOS INTERNOS DA ESCOLA SESI PLANALTO 2019
“Valores que se aprende no esporte e leva para a vida”
Conforme artigo 17
Conforme artigo 17